Saindo do forno

Como a exposição tem sido um sucesso, estou preparando novas telinhas para a Petite Galerie não ficar desfalcada e os proprietários poderem curtir seus quadros em casa. Deve ser muito frustrante não poder levar as peças na hora! E essas são as primeiras 4 novas colagens... 

Uma pessoa adorou uma tela já vendida e atendendo a pedidos criei outra com a mesma
personagem...mas nunca igual!




Enfim as Colagens Botânicas...

A Petite Galerie do Atelier da Clementtina já tem uma área projetada para o apoio das telas...e pra estar em sintonia com o espaço optei por telinhas pequenas emolduradas como caixas pra poder brincar com os volumes.


Como seguir um mesmo tema e linguagem por mais de 2 trabalhos pra mim é super difícil, fiz telinhas de fundos de colagens de imagens e papéis e outras com fundo em aquarela, bem simples e quase infantis. Sempre me lembro de uma citação onde Pablo Picasso diria que vc só se torna realmente um artista quando é capaz de voltar a ser criança, sem medos ou pudores, livre e simplesmente. "Todas as criaturas nascem artistas. A dificuldade é continuar artista enquanto se cresce." Sem pretensão nenhuma, acho q não cresci...

Tenho que fazer uma menção especial a essa telinha. Meu filho Pedro recortou as borboletas com um estilete pra poder viabilizar uma idéia minha. Amo o que isso significa e sem saber de nada uma grande amiga se apaixonou e comprou "A Exibida".





Tb merece um comentário. Tenho apenas esse registro dessa telinha, ainda inacabada, pois foi comprada e entregue antes mesmo de eu chegar a exposição e fotografar as peças...
 




Depois descobrimos na arrumação 2 molduras lindas da Fabiana com fotos da coleção anterior e ganhei a missão de fazer 2 telas há 5 dias da exposição...os resultados me surpreenderam: ficaram super diferentes em estilos, técnicas, tudo! Em segundo lugar, adoraram a que quase nem levei e ninguém deu bola praquela q eu amei fazer. Vc adivinha quem é quem?

Sobreposição digital de imagens de flores e outras referências botânicas e colagem de impressões de uma coleção de pássaros brasileiros que ganhei há mais de 25 anos.




Muitos pedacinhos de papéis e adesivos vindos do lá de lá do Atlântico e que nunca imaginaram compor um trabalho de um artista desconhecido...participação especial
de Monet, Klimt e Paul Klee

Uma árvore pra chamar de minha

Certos desenhos se tornam, mesmo sem consentimento, nossa marca registrada. E as árvores tem feito esse papel nos meus trabalhos. Esses traços tortos de copas redondas e coloridas foram feitas sobre MDF certificado e colagens com papéis de diferentes lugares. Adorei o resultado e irá enfeitar a parede do quarto de uma pequeninha com bichinhos e flores. Elcio, Pedro e Augusto, nosso marceneiro, tornaram ela possível!






  




Os puleiros de passarinhos

Os puleirinhos são uma graça, feitos em fio de cobre e ideais para a divulgação de mensagens, como porta-fotos ou simplesmente como móbile. Simples assim...nenhum formato se repete. Simples e exclusivos.





Cartões Postais

Em Paris a cada esquina ou lojinha da Ile de la Cité ou às margens do Sena (Quai) vc encontra cartões postais. Reprodução de grandes obras, aquarelas de cenários famosos, artistas plásticos inovadores, brincadeiras de cortar e montar como na butique do D'Orsay ou na Pyllones. Uma forma democrática de acesso a arte e design e uma clássica maneira de colecionar memórias. Mas em tempos de internet quem vai querer cartões postais? Todos aqueles q adoram detalhes, exclusividade e tem pra quem escrever bilhetinhos e deixar pelo caminho... 


Por isso resolvi fazer uma Coleção Botânica para Clementtina. Selecionei imagens vintage, especialmente do século XIX, e fiz colagens digitais misturando referências botânicas e identidade contemporânea. Flores, insetos, borboletas, frutos e frutas, bichinhos em 3 volumes com 6 cards diferentes. 

Toda marca especial poderia abrir espaço para produtos lúdicos de pequena tiragem que não encontraremos em nenhum outro lugar... Viva Clementtina! 





E aí um dos cards virou convite da nova coleção e tb desenvolvemos 4 tags para identificar os produtos da loja e o blog. Ficaram lindos!






Criando um cenário

Conheci o Atelier Clementtina através da mídia impressa e acessei o blog. De cara me identifiquei com as cores, os detalhes, o estilo. Levei meu portifólio, elas gostaram das colagens, agendamos uma reunião e Fabiana Pomposelli, proprietária e designer da marca, propôs alguns caminhos em sintonia com a nova coleção Um Domingo no Campo...daí esse poster-briefing que fiz para afinarmos os instrumentos. Botânica, coleções, mil idéias!


A partir daí preparei algumas peças e levei pra um segundo encontro...mas criatividade é uma fera indomável e adorável! Os puleirinhos e a coleção de cartões postais foram paixão a primeira vista! As primeiras 4 telinhas aprovadíssimas mas eu ainda não estava totalmente convencida! Faltava algo diferente! Fabiana Pomposelli, designer das coleções, teve ótimas sugestões e deixou por minha conta reunir todas as idéias.





Amanhã conto o porque da Coleção Botânica...